1. A Revista PsiRelacional é um periódico científico que publica artigos de teoria, técnica e investigação nos domínios das Psicoterapias de orientação psicanalítica, da Psicanálise e de outras ciências humanas e sociais.
2. A Revista PsiRelacional tem como objectivo a divulgação de conhecimento científico e a promoção de boas práticas psicoterapêuticas.
3. Todos os artigos publicados na Revista PsiRelacional, com exepção do previsto no ponto 3.18 das Normas de Funcionamento, estão sujeitos a um processo de Revisão Cega por Pares.
4. Os artigos submetidos a publicação deverão ser enviados pelos seus autores para o correio electrónico da Revista PsiRelacional: direccaoeditorial@revistapsirelacional.pt
5. No assunto do correio electrónico deve constar “Submissão de artigo” e no corpo do correio electrónico o autor de correspondência deve detalhar a identificação, a formação e a afiliação institucional de cada autor. Deve ainda informar qual a organização do texto e das referências que seguiu, se as recomendações da APA ou as de Vancouver (consultar ponto 9). Em anexo devem ser enviados 2 documentos em formato Word: a) documento com a designação “Artigo” e b) documento com a designação “Cópia para revisores”.
6. No documento com a designação de “Artigo” deve constar na primeira página: a) O Título em Português e em Inglês (e na língua de redacção do artigo caso não seja nenhuma das duas referidas); b) o nome de cada autor, formação, afiliação institucional e contacto de correio electrónico; c) resumo em português e inglês (e na língua de redacção do artigo, caso não seja nenhuma das referidas), com uma dimensão compreendida entre as 150 e 250 palavras; d) 3 a 7 palavras-chave em português e inglês (e na língua de redacção do artigo, caso não seja nenhuma das referidas). Na página seguinte deve constar o corpo do texto, e seguidamente as referências bibliográficas.
7. O documento com a designação “Cópia para revisores” deverá ser igual ao documento “Artigo”, devendo os Autores retirar todas as informações relativas à sua identificação.
8. O artigo submetido deve ser escrito em formato Word, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, todas as margens devem ter pelo menos 2,5 cm e não deve exceder as 30 páginas. As tabelas devem ser numeradas com algarismos arábicos consecutivos, cada algarismo deve ser seguido de um cabeçalho descritivo da tabela. As notas de rodapé da tabela colocam-se abaixo da respectiva tabela. As tabelas devem ser inseridas no texto, na posição esperada (e não no final do manuscrito). Todas as figuras devem ser numeradas com algarismos arábicos consecutivos e com legendas descritivas. As figuras devem ser inseridas no texto, na posição esperada (e não no final do manuscrito).
9. A organização do texto e das referências deve seguir as recomendações da última edição do Publication Manual da American Psychological Association. Serão aceites trabalhos que seguem as recomendações Vancouver do Comité Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE). Os autores deverão escolher apenas uma das recomendações de organização do texto e das referências, indicando a sua opção no correio electrónico referido no ponto 5Todos os artigos publicados na Revista PsiRelacional, com exepção do previsto no ponto 3.18 das Normas de Funcionamento, estão sujeitos a um processo de Revisão Cega por Pares
10. Não sendo cumpridas as orientações definidas nas Normas de Publicação, a Direcção Editorial não aceita o trabalho proposto e convida o autor a reenviar o trabalho em conformidade.
11. Os idiomas aceites para publicação serão o Português, o Espanhol, o Inglês e o Francês.
12. Os trabalhos propostos para publicação são preferencialmente inéditos e originais. Se o manuscrito a submeter já tiver sido publicado anteriormente, num congresso ou de qualquer outra forma, essa informação deve constar em nota de rodapé, apenas na primeira página do documento “Artigo”. É da responsabilidade do autor solicitar autorização, das entidades onde foi originalmente publicado o trabalho, para a publicação na Revista PsiRelacional.
13. O autor compromete-se a não submeter o mesmo artigo a outra revista durante o processo de análise do mesmo pela Revista PsiRelacional.
14. Cabe à Direcção Editorial da Revista PsiRelacional aceitar, rejeitar ou propor alterações aos artigos submetidos a publicação. Esta decisão terá como fundamentação o processo de Revisão Cega por Pares.
15. Sobre a constituição e o funcionamento da Direcção Editorial, do Conselho Editorial e do Processo de Revisão Cega por Pares deverá ser consultado o documento “Normas de Funcionamento da Revista PsiRelacional” aprovado pela Direcção da Associação de Psicanálise Relacional.
16. Todos os artigos submetidos terão resposta da Direcção Editorial ao Autor de correspondência, em termos de “aceite”, “não aceite” ou “aceite com propostas de alteração”. Em caso de “não aceite”, a Direcção Editorial dá a conhecer aos Autores o parecer dos revisores e respectivas fundamentações que tiveram na base da decisão. No caso de “aceite com propostas de alteração”, a Direcção Editorial dá a conhecer aos Autores as alterações sugeridas pelos revisores.
17. Os Autores de correspondência dos artigos aceites para publicação recebem por correio electrónico a prova de impressão em formato PDF, devem fazer uma revisão de forma a confirmarem que se apresenta como o artigo previamente aceite. Os autores devem devolver o PDF com a revisão, nas 72 horas seguintes à recepção da prova de impressão, caso não o façam a Direcção Editorial considera que o artigo validado para publicação.
18. Após a publicação do artigo o Autor de correspondência recebe o PDF da publicação.
19. O envio de artigos implica a cedência legal dos direitos de publicação (impressa e digital) do artigo aceite para publicação, em favor da Revista PsiRelacional e da Associação de Psicanálise Relacional.
20. Os autores assumem toda a responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo autorizações para divulgação de dados recolhidos e resultados obtidos, isentando a Revista PsiRelacional de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
21. A Revista PsiRelacional e a Associação de Psicanálise Relacional não se responsabilizam pelas opiniões expressas pelos autores.
22. Os nomes e endereços recolhidos pela revista PsiRelacional serão usados exclusivamente para os serviços desta publicação, não serão disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.